Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Bragança com mais 74 camas para mitigar efeitos da pandemia na região

O Município de Bragança preparou o Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira para servir como enfermaria de acolhimento para doentes em fase de transição. Com capacidade para 74 utentes, esta solução está pronta a ser utilizada e serve de complemento ao hospital de campanha que o Município já tinha instalado na Unidade Local de Saúde do Nordeste.
“Adaptar este equipamento e dotá-lo de condições para acolher doentes Covid-19 em fase de transição, ou doentes não Covid, permite alargar, de uma forma versátil, a capacidade de resposta face à pandemia, para o bem da saúde dos brigantinos e do distrito”, refere Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, destacando que “apesar de não ter sido construído para o efeito, o Pavilhão servirá de forma competente este nobre propósito, já que ali puderam ser instaladas, graças ao seu amplo espaço interior, várias enfermarias para isolamento de doentes”. O Presidente refere, também, que “esta solução contou com a boa vontade de várias entidades privadas que disponibilizaram diversos materiais a título gratuito, demonstrando grande solidariedade e capacidade de responder positivamente a esta missão comum de mitigar os efeitos da pandemia”.

Além das instalações sanitárias e da climatização existentes no Pavilhão Municipal, a nova unidade de apoio é constituída por 14 enfermarias individuais, oito de seis camas, três de quatro, dois consultórios e uma área de triagem.

Assim, o espaço encontra-se equipado com 74 camas, cedidas gentilmente pelo Hotel São Lázaro, com as devidas distâncias de segurança entre equipamentos e estruturas modulares para maior privacidade dos doentes que ali possam ser instalados. A enfermaria está, também, equipada com a roupa de cama necessária, com jogos de lençóis e almofadas produzidos propositadamente e a título gratuito pela empresa Piubelle. Foram, ainda, cedidos cobertores e edredons, por parte da Obra Social Padre Miguel e pelo Hotel Classis.

O pavimento do Pavilhão foi coberto com uma tela própria para o efeito e toda a infraestrutura desinfetada, por forma a garantir as melhores condições de utilização.

Recordamos que junto ao Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira se encontra instalado um Centro de Testes COVID-19 que permite a realização até 200 testes por semana, com funcionamento às segundas, quartas e sextas. A Unidade Local de Saúde do Nordeste e o hospital de campanha situam-se a 400 metros.

Esta ação insere-se na estratégia adotada pelo Município de Bragança para a prevenção e contenção da propagação do COVID-19, procurando mitigar ao máximo os seus efeitos na sociedade brigantina.

Sem comentários:

Enviar um comentário