Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 7 de abril de 2020

A VIDA DAS NOSSAS CRIANÇAS MUDOU

Olá, como estão os leitores da página do Tio João?

Estamos todos no mesmo barco e o mar está muito bravo! Segundo parece, “a procissão ainda só vai no adro”. Dadas as circunstâncias, o melhor que todos temos a fazer é mesmo ficar em casa. Uma das coisas que mais dói à nossa gente é não poderem acompanhar os seus mortos à última morada, pois não dá para retribuir o consolo tido nestas situações. É um luto incompleto.

As pessoas também estranham muito o facto de não poderem viver a Quaresma e a Semana Santa dentro dos lugares de culto habituais. Por isso mesmo, a Rádio Brigantia transmitiu a novena de intercessão em directo do santuário de Nossa Senhora da Serra e a missa do Domingo de Lázaro da igreja matriz de Rebordãos. A Missa de Domingo de Ramos foi transmitida da Sé Catedral de Bragança, onde também se vai realizar a Missa de Páscoa, cerimónias estas presididas pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro. Na passada terça-feira, último dia do mês de Março, tivemos a visita da neve. Segundo nos contou o tio João, de Passos (Mirandela), já há mais de 50 anos que não nevava na sua terra, assim como nos Couços (Mirandela), no Felgar e em Carviçais (Torre de Moncorvo), entre outras localidades.

Também o tio Rodrigo, pastor de Rebordaínhos (Bragança), nos disse que na sua localidade a neve chegou a atingir os 5 centímetros de altura.

Nestes últimos dias festejaram o seu aniversário connosco o Telmo Gonçalves (53), de Samil (Bragança); a nossa prima Milú (40), de Vila Seca (Armamar); Gracinda Silva (70), de Martim (Murça); João Castilho (68), de Bragança; Horácio Vaz (76), de Rio Torto (Valpaços); Adérito Alves (73), de Sendim; Ricardo Pinela (25), de Bragança; Olinda Martins (66), de S. Martinho (Miranda do Douro); Paulo Rodrigues (31), de Viduedo (Bragança); José Silva (53), de Argozelo (Vimioso); Zulmira Fidalgo (69), de Mirandela; Angelina Pinto (77), de Dine (Vinhais) e Aníbal Afonso (77), de Póvoa (Miranda do Douro).

Para todos muita saúde e paz, que o resto a gente faz. Nesta edição vamos publicar duas composições de duas crianças que nos contam como o Coronavírus tem mudado o seu dia-a-dia.

“Olá, sou o Rúben Machado e tenho 9 anos. Desde o passado dia 13 de Março que não tenho aulas, não tenho treinos, não convivo com os meus colegas de escola primária e com os colegas Dragon Force.

Não posso ir visitar os meus avós à aldeia (Parada – Bragança) para ajudar o meu avô António Machado e andar de tractor com ele. Eu pergunto aos meus pais porque é que não podemos sair de casa e ir para a aldeia? Eles dizem que isto é um vírus muito mau mas que para tudo passar e estarmos em segurança, não podemos sair de casa.

Todos os dias faço fichas que a minha professora manda para o computador da minha mãe. O mister manda os planos de treino semanais para o meu pai. Ajudo os meus pais em casa, brincámos e jogámos à bola na varanda.

Os meus pais estão sempre a dizer-me que vai ficar tudo bem e eu quero que sim. Tenho saudades da família. Beijinhos tio João.”

“Olá, eu sou o João André e tenho 10 anos.

Esta foi uma mudança muito drástica na minha vida. Em primeiro a escola, porque é mesmo muito difícil manter a aprendizagem sem os nossos professores, mas eles têm estado em contacto com todos os alunos e mesmo à distância vão-nos enviando matéria através de e- -mails. Eu sei que não estou de férias e vou fazendo as atividades/tarefas de todas as disciplinas, com a ajuda dos meus pais.

Até ao momento tenho estado a cumprir e todos juntos vamos conseguir, temos que nos manter unidos e ir estudando, gerir bem o nosso tempo para não perder o fio à meada.

Já tenho muitas saudades da minha escola, dos meus amigos, dos meus professores e de ir dar uns remates à baliza.

Cá em casa tenho feito exercício físico com alguns exercícios que a minha professora Olímpia, de educação física, me enviou. É que tenho que manter a forma para quando regressar ao futebol, do qual morro de saudades, sinto mesmo falta de estar com todos!

Chegará o dia em que todos sairemos de casa para dar os beijinhos e abraços, por agora adiados!

Vamos todos ficar bem!”
Tio João

Sem comentários:

Enviar um comentário