José Fernandes, o comandante da corporação brigantina, sublinhou que a carrinha de tracção às quatro rodas servirá, sobretudo, para alguns serviços que os bombeiros são chamados a cumprir no Inverno, pois nesta altura, são várias as IPSS que, por causa do gelo e da neve, não conseguem chegar a algumas aldeias. Os bombeiros podem assim, mais facilmente, fazer chegar a comida e medicamentos aos idosos em serviço de apoio domiciliário.
“Fizemos um pedido, através da câmara, e foi-nos atribuída esta carrinha que vamos transformar e vais ser bastante útil no Inverno, porque somos muito solicitados para ir levar alimentação e medicação às aldeias isoladas”, afirmou.
A viatura foi entregue no âmbito do programa “Doar Para Proteger”. Francisco Campilho, director das autarquias norte da EDP Distribuição, explica que este programa visa ajudar nas áreas da proteção civil, ambiente e biodiversidade, através da doação de material que faz o reforço da capacidade de protecção de pessoas, bens e natureza. “Isto insere-se num programa mais amplo da EDP de proximidade das populações e entidades locais, que prestam um determinado conjunto de serviços às populações, nomeadamente, do ponto de vista do socorro e segurança, protecção da floresta e vegetação. Já entregamos perto de 90 viaturas ao longo dos anos”, sublinha.
A solicitação foi feita pela câmara de Bragança, como refere o presidente do município Hernâni Dias. “A câmara municipal fez uma solicitação à EDP para poder contemplar a Associação Humanitária dos BVB com uma viatura para dar resposta às exigências da corporação. Felizmente o pedido foi atendido por forma a dar resposta às exigências desta corporação”, afirmou.
Uma viatura todo o terreno que vai facilitar o apoio prestado pelos bombeiros no acesso às aldeias no Inverno.
Sem comentários:
Enviar um comentário