Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 3 de março de 2021

Laboratório Associado do IPB aprovado com classificação máxima

 A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou um Laboratório Associado do Instituto Politécnico de Bragança.
O SusTEC está direccionado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões do Interior. Foi candidatado pelo CIMO (Centro de Investigação de Montanha) e pelo CeDRI (Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente) e obteve a classificação máxima.

Trata-se do primeiro laboratório deste tipo que o IPB vai constituir e é o único completamente baseado numa instituição do sistema politécnico nacional e um dos três do interior, entre os 40 aprovados em todo o país.

 “Isto significa o reconhecimento deste estatuto de investigação de excelência que se faz aqui. Há financiamento adicional que é atribuído em função desse reconhecimento, mas depois o que importa é que atribuição permite o recurso a outras fontes de rendimento”, explicou o presidente do politécnico, Orlando Rodrigues.

Os laboratórios associados são um consórcio criado a partir dos melhores centros de investigação. No caso do IPB, o CIMO e o CeDRI, com classificação de excelente, vão trabalhar em sinergia em três linhas temáticas: recursos naturais, agricultura e mudanças climáticas; soluções alimentares e de base biológica e, por último PME inovadoras e de base tecnológica.

“Permite que haja uma ponte, trabalhar em cooperação, entre estas tecnologias digitais e as tecnologias mais tradicionais, aplicadas à agricultura e ao ambiente”, acrescentou.

Este Laboratório Associado garantiu assim um reforço do financiamento em mais de 124 mil euros por ano, até 2026, passando as unidades de investigação do politécnico a ser financiadas com cerca de 800 mil euros por ano.

Actualmente já é composto por 96 investigadores e será reforçado com a contratação de novos quadros, permitindo a distinção também atrair investigadores internacionais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário