Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Bragança: esta mercearia tem castanha em todas as formas

É mercearia de produtos feitos à base de castanha, um café de especialidades e ainda um centro interpretativo deste saboroso fruto transmontano. De portas temporariamente fechadas, a Marron acaba de abrir a sua loja online, onde se pode encomendar para todo o país (e fora dele).
Foto: Dora Mota
A Marron – Oficina da Castanha fica no centro de Bragança e é uma mercearia especializada em castanha, uma cafetaria e um centro interpretativo onde se pode aprender muito sobre este versátil e saboroso produto transmontano. Com o surto da Covid-19, porém, o espaço fechou portas e estreou há dias um projeto que as circunstâncias acabaram por empurrar para a frente: uma loja online que faz entregas, para Portugal e para o estrangeiro, de dezenas de iguarias feitas com castanhas e seus derivados.
O fundador desta mercearia, que abriu há um ano no centro daquela cidade, é João Campos, um ex-jornalista que decidiu dedicar-se a promover este fruto da sua terra, cujo potencial considerava desaproveitado. Na loja online, encontra uma montra com doces e compotas, dois licores e cerveja artesanal, padaria e pastelaria, infusões, cremes salgados (com pimentos ou beterraba e castanha), bombons e chocolates.
Fotografias: DR
Há ainda farinha e vinagre balsâmico com castanha e um produto gourmet que tem feito sucesso, principalmente entre os estrangeiros: a castanha glacé. Muitos destes produtos foram criados por iniciativa de João, que estimulou, por exemplo, a produção de doces e biscoitos. “Nunca percebi porque é que não se faziam mais bolachas e biscoitos de um fruto tão rico como a castanha”, referiu o dono da Marron.
Na prateleira, encontra pão, bolo, bolachas, madalenas e tartes, tudo com castanha, e algumas delícias para momentos gulosos, como castanha em calda e em vinho do Porto ou queijos com castanha. Há ainda, claro, castanhas em preparados básicos: cozida, seca (pilada) e em farinha. E como o tempo ainda está de feição, pode contar com três infusões à base de folha de castanheiro.

Cervejas e licores
São sete as referências de cerveja artesanal com castanha que pode encontrar na Marron. Entre marcas de transmontanas e espanholas. Há ainda dois licores de marca própria, um deles cremoso.
Dora Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário