Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

ULS diz que centro de testes da Câmara é "boa ideia" e será "complementar" à capacidade instalada

O presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, Carlos Vaz, considera que a instalação de um centro de testes a covid-19 nas cidades de Bragança e Mirandela, numa iniciativa conjunta das câmaras e dos hospitais privados das duas cidades, é "uma boa ideia" e que vem "somar-se à capacidade instalada da ULS, que tem dado resposta".
Neste momento são cinco as equipas da ULS que se têm dedicado à recolha de amostras, sobretudo em lares da terceira idade do distrito sinalizados pelas autoridades de saúde pública.

Hernâni Dias, presidente da Câmara de Bragança, explicou ao Mensageiro que a decisão de instalar estes dois centros de testes na cidade surge como "forma de permitir maior cobertura do distrito e aumentar a realização de testes para a comunidade, particularmente de lares, se as autoridades locais decidirem aceitar receber esta colaboração dos municípios".

"Estamos disponíveis para ajudar no que é uma missão de todos", sublinhou Hernâni Dias.

As colheitas feitas na região têm sido encaminhadas para o hospital de S. João, no Porto.

Carlos Vaz assegura que "a ULS certamente irá encaminhar pessoas sinalizadas para este centro de testes sempre que se esgotar a capacidade" própria.

Esta parceria entre as autarquias e o laboratório Unilab, certificado e com convenção com o Serviço Nacional de Saúde, permite uma capacidade de 200 testes por semana, 40 por dia.

Hernâni Dias explica que qualquer pessoa sinalizada pode ali deslocar-se para fazer o teste desde que "com marcação" porque haverá controlo de entrada.

Cada teste custa 115 euros.
AGR

Sem comentários:

Enviar um comentário