Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Bragança exige a realização de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do distrito

“Até ao momento, o distrito de Bragança não possui um centro de testes de doentes Covid-19, tendo apenas uma unidade móvel de colheita de amostras”, alerta o autarca de Bragança.
A Câmara Municipal de Bragança exige aos Ministérios da Saúde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a realização imediata de testes à Covid-19 em todos os lares de idosos do distrito.
O presidente da autarquia, Hernâni Dias, sustenta a posição na “evolução epidemiológica da Covid-19 no Distrito de Bragança,” que “regista aumentos significativos, nomeadamente no universo de pessoas idosas, não se conseguindo perceber a verdadeira realidade, por falta de testes” e alerta o Governo para a realidade do distrito com “um índice de envelhecimento superior à média nacional”.

De acordo com os últimos dados do INE, reportados ao ano de 2018, a NUT Alto Trás-os-Montes é a segunda mais envelhecida do país, com um índice de envelhecimento de 301,6, sendo a média nacional de 159,4 e da região Norte de 159,6.

Os concelhos do distrito de Bragança têm um índice de envelhecimento superior à média nacional, sendo que em 8 dos 12 concelhos deste distrito esse índice situa-se entre os 330,4 e os 596,8 (o sexto mais envelhecido de Portugal).

O autarca acrescenta ainda que, “até ao momento, o Distrito de Bragança não possui um centro de testes de doentes Covid-19, tendo apenas uma unidade móvel de colheita de amostras, que são encaminhadas para o Hospital de S. João, implicando atrasos no conhecimento dos resultados, (chegando a 72 horas) e revelando-se insuficiente para as necessidades do distrito”.

A autarquia de Bragança defende que “o Governo deve assegurar de imediato a realização de testes nos territórios mais envelhecidos e vulneráveis à Covid-19, por forma a evitar a perda de vidas e a propagação do vírus, dando, desse modo, um contributo positivo nesta pandemia que afeta todos, mas de forma mais alarmante os territórios de baixa densidade.

A tomada de posição da autarquia de Bragança surge na sequência do anúncio do Governo da realização de testes de despiste da doença, desde segunda-feira, em todos os lares de idosos dos concelhos de Lisboa, Aveiro, Évora e Guarda.

Sem comentários:

Enviar um comentário